segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Livro: PROCISSÃO DE SOMBRAS - Papai Noel - de Jansen Filho

Livro: PROCISSÃO DE SOMBRAS
PAPAI NOEL

Por que, Papai Noel, no seu gesto sensato,
Você sempre esqueceu o meu pobre sapato,
Meu sapato marrom que o tempo desmanchou?
Foi você quem me fez triste e desiludido,
Porque, nos meus natais de menino esquecido,
Esperei tanto tempo e você não chegou!...

Você foi muito bom para as trêfegas crianças,
Só não foi para mim que vivi de esperanças,
Desejando abraçá-lo e você não chegava.

Neste último Natal, preso à bondade sua,
Você com seu fardel andou de rua em rua...
Porém não quis passar no bairro onde eu morava
Recordo-me de tudo: o meu bairro tristonho
Cobria-se de paz, vestia-se de sonho,
Para a celebração da missa universal!
E esperei por você desesperadamente!
E você não me quis trazer um só presente,
Fazendo cada vez mais triste o meu Natal!

Os meninos na rua, exibindo presentes,
Cada qual mais feliz, aguardavam contentes,
A festa matinal, quando o galo cantasse!...
Assistindo ao ferver de tantas ironias,
Cruzava as minhas mãos geladas e vazias
E pedia a JESUS que o Natal não chegasse!

Depois ia dormir magoado e insatisfeito,
Acordava, pensando encontrar no meu leito,
Um soldado de chumbo, um revólver de pau...
Mas era tudo em vão...A mágoa continuava!
Despertava a chorar e a chorar esperava,
Sem jamais perceber que você fosse mau!

Como é triste esperar e viver na incerteza!
Nunca tive um Natal de esplendor e beleza,
Porque, sobre o colchão do meu berço de cobre,
Sonhava com você e você não trazia
Um retalho de luz à minha choça fria!
Um pouco de prazer ao meu Natal de pobre!

Esperei-o demais e perdi-me na espera!...
E quando o desengano encheu minha tapera,
Eu chorei de desgosto e revolta também...
Lembrando a malvadez dos seus ínfimos atos,
No fundo de um caixão joguei os meus sapatos
E resolvi de vez não mais lhe querer bem!...

Fui crescendo e sentindo as mutações da vida!
Hoje, vendo passar a quadra colorida,
Salpicada de azul e plangências de sinos,
É que vejo que estou distante do passado
E já certo de que, no meu bairro encantado,
Você só existiu para os outros meninos...

Dissipou-se, de todo, a bruma dos segredos...
Hoje, sei que você nunca trouxe brinquedos,
Nem jamais possuiu cabelos de algodão,
Nem sandálias de lã e nem barbas de prata...
Mas quisera voltar àquela infância ingrata,
Porque nada é melhor que viver na ilusão!

Foi você quem me trouxe a primeira esperança,
No florido jardim dos meus dias de criança,
Quando a vida sorria, à flor do meu destino!
Mas, depois de esperar por você tantos anos,
Cobriu-se o meu viver de tédio e desenganos
E passei a sofrer meu drama de menino!

Mesmo assim ao saber que você não existe,
Eu não posso ficar sorumbático e triste,
Nem devo blasfemar! Você sabe por quê?
Porque sonho volver àquela doce idade,
Viver no mesmo bairro, à luz da soledade.
Esperando o NATAL, e pensando em você!...

3 comentários:

  1. Esta obra de Jansen Filho marca a minha vida desde a minha infância. Decorei-a qdo menino e a Internet me propiciou contato com o Saulo Jansen (filho do poeta), certamente também obra da poesia. Gente muito boa falou-me com entusiasmo de seu sempre saudoso Pai. Jansen Filho, nos deu este presente, esta obra maravilhosa. "Papai Noel"

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de conhecer JANSEN FILHO, no início de minhas atividades radiofônicas, pela Rádio Colmeia nos idos de 1959, e tive o grato prazer de entrevistá-lo, oportunidade em que ele recitou diversos poemas de sua autoria. Os seus decassílabos têm cadência invejável, além de real substância poética. Do seu livro "A Coruja do meu bairro", extraímos a poesia que dá o título ao livro.

    Esse é um trecho que publico em meu blog - www.pedrodaveiga.blogspot.com - sobre esse ilustre poeta - gostaria de me contactar com o Saulo Jansen - você poderia me ajudar com o endereço eletrônico dele.
    Abraços: PVeiga

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma primeira edição de Procissão de Sombras do Jansen Filho, com dedicatória do autor. Quero vender. Se interessar a alguém estou a disposição no Whatsapp . 21 . 992640733

    ResponderExcluir